VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TIO MARIANO E A MORTE

A morte e a menina
O tio Mariano morreu. Irmão e primo dos avós, primos e irmãos entre si.
Eu era a menininha com a avó, no velório, assistindo a passagem dos parentes e o corpo do tio, acomodado no caixão de madeira brilhante, coberto...
de flores. O primeiro velório: cheiro de velas e crisântemos (as flores de defunto), semblantes fechados, véus, coroas, castiçais.
A certa altura, começo a chorar, em choro convulsivo abraço minha avó.
- Não sabia que você era tão apegada ao Mariano.
Não era. A morte havia chegado a mim, como realidade. Como realidade o sentimento de perda, de perecível, aquele cheiro me...
penetrava. Minha avó, minha grande amiga e meu apoio, com quem crescera, não era eterna.
- Vó, promete que não vai morrer antes de mim? Promete, vó! Promete!
As lágrimas rolando, molharam nossos rostos, no abraço recebido. 
- Não posso prometer uma coisa que não sei se serei capaz de cumprir.

A cena me acompanhou a vida inteira. E um nó na gargante sobe, trava e me engasga. Engulo o engasgo e fico com a dor.

O que eu pedia?
Que jamais vivesse sem ela, sem sua companhia, sem saber que ela estaria lá, a me guiar, a me acompanhar, a me amar. Minha avó.
Fui egoísta? Talvez.
Se a morte é nossa grande certeza, está acompanhada da certeza de que alguém ficará sozinho e amargará a perda. Essa perda seria infligida a minha avó, se fosse eu a primeira.
Ela se foi, há mais de vinte anos. E vive. Em mim, nos meus pensamentos, na minha alma, no meu coração, tão pequeno quando sua ausência é mais sentida.
Tantas coisas a fazem renascer, mas a verdade inexorável é que a vida renascida é feita de lembranças, fugaz, etérea. Não há o novo, porque vida de verdade gera brotos e mudanças. As lembranças são estáticas. 
Uma de nós. Uma de nós teria que ir primeiro, a menos que fôssemos juntas. A mim, a mais nova, caberia a tarefa natural de viver.

DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar, enviar sugestões ou dúvidas.

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Nada vale um coração tranquilo.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog